Projeto Espetáculo – Fábricas de Cultura

O Projeto Espetáculo possibilita aos jovens aprendizes de 12 a 21 anos uma prática profunda nas artes cênicas, como agentes em todo o processo artístico que engloba pesquisa, construção e apresentação de um espetáculo. Em 2020, o resultado final do processo das linguagens de Cinema e Dança foram dois sites-obras compostos pelas criações dos aprendizes de cada turma.

Devido a situação de pandemia e ao isolamento social que atravessou o processo criativo de sua edição de 2020 o Projeto Espetáculo, promovido pelas Fábricas de Cultura Diadema, investigou a criação artística em diálogo com o ambiente virtual. Concebemos então um site-obra para cada linguagem, criando um espaço de interatividade com o público, a fim de promover um espaço virtual disparador de experiências sensoriais, afetivas e participativas na apreciação das obras.

  • Produção Fábricas de Cultura e Poiesis
  • Supervisão Artistico-Pedagógica Fabio de Jesus
  • Arte-educadora de Dança Carolina Minozzi
  • Arte-Educador de Cinema Alex Moletta
  • Desenvolvimento Lidia Ganhito, Luis Mourão e Gianluca Forte Fiorini

Feito em Casa

O Projeto Espetáculo – Cinema nasceu com a ideia inicial de se criar uma obra cinematográfica coletiva, considerando o desafio do isolamento social imposto pela pandemia e a necessidade de continuidade do processo, por encontros remotos. A ideia de obra final se fragmentou em várias visões distintas dos aprendizes sobre sonhos, anseios, angústias, desejos e imaginação. Tudo feito em casa e por eles.

 

Clique aqui para acessar o Projeto Espetáculo Cinema

“OI KKK RS TD BEM ISSO EH DANÇA VC TÁ AI…”

– Vamos encontrar hj? Imagina o corpo sendo movido pelas suas águas, tô bem, mas tá fod***,
o tempo anda meio loko, né?
– Imagina poder modelar o invisível. Tô chegando, atraso um pouquinho. sdds.
– Imagina reconstruir como imaginamos.
– Vc ta aí?
– A internet tá falhando, vou desligar a câmera.
– Imagina a dança e a vida se expandindo.
– Que horas mesmo?
– Imagina um processo sem fim.
Esses diálogos breves ilustram parte da obra coreográfica expandida disponibilizada em site, composta por registros do processo criativo e projetos autorais em torno da imaginação dos aprendizes do Projeto Espetáculo de Dança da unidade de Diadema.

 

Clique aqui para acessar o Projeto Espetáculo Dança